Artigos - Dra Maria Carolina Nascimento
   
HOME  
 
   
O Diagnostico da Obesidade

     O diagnostico da obesidade se dá pelo cálculo do IMC e pelo índice abdômen/quadril. Os valores estão passando por uma revisão e variam conforme a etnia, mas nas mulheres esse numero não deve passar de 88 centimetros e, nos homens , de 102. Acima disso indicam a presença de obesidade central - também chamada de abdominal ou visceral.

     Este depósito de gordura é particularmente nocivo para o coração pois essas células gordurosas são justamente as primeiras a serem quebradas para manter o metabolismo corporal. E dessa reação sobram as moléculas que desencadeiam um aumento das gorduras na corrente sanguinea.

     A obesidade é uma doença complexa. Não existe uma unica causa ou cura. Você ganha peso quando ingere mais calorias do que queima. Mas a obesidade é influenciada por muitos outros fatores como: histórico familiar, tipo de trabalho que faz, a raça e o ambiente.

     Comer demais é muito facil nos dias de hoje. As porções de fast-food e restaurantes são muito grandes, ao ponto que uma refeição é capaz de lhe dar calorias suficientes para o dia inteiro.

     A comida também é um foco de atividades sociais. Unir familiares e amigos sempre está relacionado a comidas. E comer também pode ser acolhedor quando você está estressado ou deprimido.

     Preocupações emocionais: estresse, ansiedade, ou doenças como depressão ou a sindrome do pânico levam as pessoas a comer mais. Alguns comem para se acalmar, para evitar e lidar com o problema ou amortecer emoções negativas.

     Se você está obeso, tem mais chances de desenvolver diabetes tipo 2, pressão alta, colesterol e triglicérides altos, doenças coronárias, derrame e apnéia, entre outras coisas. Com a perda de peso, o risco cai.

     Quando você estiver pronto para iniciar as mudanças, não tarde em começá-las. Qualquer coisa que você possa fazer que seja mais saudável do que vinha fazendo é um passo na direção certa.

Estas e outras duvidas poderão ser elucidadas pela Dra. Maria Carolina do Nascimento. Entre em Contato.

Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados