Artigos - Dra Maria Carolina Nascimento
   
HOME  
 
   
A culpa é da Tiróide?

     Apesar de pequena, não se deixe enganar pelo tamanho, pois pesando pouco mais de 10 gramas, a tireóide é absolutamente vital para o bom funcionamento do organismo. Ela tem o poder de ENGORDAR ou EMAGRECER, provocar insonia ou sonolência, irritar ou acalmar. Porém , a maioria das pessoas só descobre que ela existe quando alguma doença é diagnosticada nela.

     A tireóide fica localizada na região anterior do pescoço, sobre a laringe, e é capaz de produzir os hormonios conhecidos como T3 e T4, que regulam o metabolismo de praticamente todas as celulas do corpo.

     O hipotireoidismo de origem auto-imune, também conhecido como tireóide de Hashimoto, faz com que a glândula funcione abaixo de seu ritmo normal, podendo levar ao aparecimento de sintomas como ganho de peso, fraqueza e desânimo. Esse quadro clinico pode ser fácilmente confundido com depressão e o paciente acaba recebendo tratamento errado.

     Já o hipetiroidismo, é mais dificil de ser tratado e ocorre quando a glândula passa a produzir excesso de T3 e T4, acelerando o metabolismo e podendo levar a desenvolver sintomas como taquicardia, irritação, insonia e perda de peso. Se não for tratado adequadamente, pode levar a arritmia cardiaca.

     Raramente o mau funcionamento da tireóide é responsável pelo aumento ou perda de peso. Apesar disso, é importante ficar atento às possiveis doenças de glândula tireóide,como os nódulos que são muito frequentes na população. Mas apesar de causarem um grande susto em quem descobre ser portadora de um ou mais, na maioria dos casos são benignos, porém devem ser acompanhados pelo médico.

     Estas e outras informações poderão ser elucidadas pela dra. Maria Carolina do Nascimento, doutora em Endocrinologia pela FMUSP, Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Membro da Sociedade Latino Americana de Tireóide.

A dra. Maria Carolina do Nascimento, é vencedora do Prêmio Merck 2001 - melhor jovem pesquisadora de Tireóide da América Latina.

Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados